Frei Exupério de La Compôte, foi um frade franciscano que viveu seus últimos 30 anos em Marau, onde o conheci enquanto criança. Faleceu em 1971, com 94 anos.
Foi um grande religioso levando a palavra, mas foi como músico que engrandeceu a fé e a espiritualidade. Criou diversas canções populares e religiosas, também criou bandas e corais. Por toda a cidade onde morou, criou a Banda Santa Cecília.
Uma de suas obras memoráveis é a "Missa Imaculata", que de fonte oral, é citada como executada no Vaticano. Também a música de "Mérica, Mérica", o hino do Imigrante Italiano no RS lhe é indicada a autoria, isso de fonte oral, porém, não foi encontrada a partitura, assim, fica uma incógnita quanto a certeza desse feito.
O livro "Frei Exupério de La Compôte: a batuta da fé e da alegria" se trata de uma pesquisa bibliográfica, documental e histórica, apresenta fotos e muitos depoimentos de marauenses e religiosos de várias cidades, estados e países que conviveram com Frei Exupério.
O lançamento do livro aconteceu na Igreja Matriz Cristo Rei, onde a "Missa Imaculata" foi apresentada pelos corais Alegria Franciscana, Santa Cecília e Lazer e Convivência.
Muitas autoridades eclesiásticas e municipais, municipes, convidados especiais, bem como os entrevistados e coralistas se fizeram presentes
Minha enorme gratidão ao Frei Raul Suzin, pela sua colaboração e avaliação da obra.
O livro faz parte das comemorações dos 60 anos de Marau e dos 140 anos da Imigração Italiana no RS.
O livro foi impresso na EST Editora de Porto Alegre, apresenta 176 p. Tiragem: 1.000 exemplares. Contou com o apoio da Rádio Alvorada
Revisão: Camila Esther Soldá
Capa e designer gráfico: Maura Helena De Carli
Editoração: Nilmara Trindade da Silveira
Frei Luiz Sebastião Turra apresenta a obra.

