Já estamos chegando as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no RS, que iniciou em 1875, onde muitos dos gaúchos e marauenses ascendem dessa etnia.
Ademir Antonio Bacca e Luis H. Rocha, criaram um magnifico projeto a fim de valorizar os feitos dessa memorável etnia no Rio Grande do Sul. Assim convidaram escritores, historiadores e pessoas com conhecimentos afins sobre a imigração italiana no RS, incluindo pessoas para representar as cidades que fazem parte, principalmente da RCI- Região Colonial Italiana, território gaúcho onde contempla Marau.
Em nossa cidade, Naura Bordignon foi convidada para escrever o artigo sobre Marau. Ela selecionou aspectos relevantes de nosso município e os organizou brilhantemente. A mim coube auxilia-la na elaboração e revisão dos escritos, que mostram a essência de Marau e a forte influência deste povo em nossa cidade.
O compêndio está composto por três belos livros, publicados coloridos e em capa dura. Obra memorável e de muita valia à história do RS.
Um belo e emocionante evento foi organizado na Casa de Cultura de Marau, fazendo parte dos festejos da 32ª Festa Italiana, no ato estiveram presentes autoridades gaúchas, os autores, os organizadores e marauenses que se dedicam em prol da valorização e difusão de aspectos dessa rica cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário